segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Revisão para a Recuperação Final - 8° ano

Caros alunos, esta revisão servirá para que possam ter um bom aproveitamento na Recuperação Final.
Boa Sorte!!!

 

Revisão da recuperação final 2017 - 8° ano

01- Relacione e descreva as camadas da Terra:

Crosta, parte superficial da Terra e pode ser dividida em continental e oceânica. Manto, camada intermediária do planeta e também a mais espessa, pode ser dividida em manto superior, mais próxima da crosta e manto inferior, mais próximo do núcleo. Núcleo, camada mais interna da Terra, também conhecida como NiFe, por conter grande concentração de Níquel e Ferro, pode ser dividida em interno,  parte solida e externo, parte liquida.

02- Quais países compõem as seguintes regiões da África:
a) África Islâmica:         b) África Austral:          c) Chifre da África:

03- A região oeste da América do Norte é cortada por rios que  formam corredeiras, cascatas e cachoeiras, devido o degelo das áreas elevadas  e do seu relevo bastante acidentado. Os principais rios desta região são?
Rio Mackenzie, Yukon e Colorado.

04- O que é um istmo? Exemplifique:
Uma fina porção de terra que liga duas porções maiores. Istmo do Panamá na América Central.
 
05- Relacione os países que forma a América do Norte e bem como seus respectivos territórios:
Canadá, México e Estados Unidos. Seus territórios são Alasca (EUA), Groelândia (/Dinamarca) e Bermudas (Reino Unido).

06- De acordo com o que estudamos na unidade passada, um país africano tem sua economia baseada na extração de minerais preciosos, entre esses minerais, o diamante é o principal contribuinte do PIB deste país. O país em questão é?  
Serra Leoa.

07- Na África do Norte predomina a população branca formada por duas etnias?
Essa população é formada pelos Árabes e Berberes.

08- A situação econômica e social vivida pelos países africanos hoje é fruto de um histórico de exploração durante o período colonial. Relacione os principais problemas sofridos por estes países e que ainda impedem seu desenvolvimento:
A baixa expectativa de vida de grande parte da população. O número significativo de africanos contaminados com a AIDS. Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

09- De acordo com as características da disciplina geografia, qual é o seu principal objeto de estudo?  
A Geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações das sociedades humanas entre si e com o meio ambiente.

10 – De acordo com sua localização geográfica, quais continentes, mares e oceanos fazem fronteira com a África?
A África está localizada a leste do oceano Atlântico, a oeste do Oceano Índico, e ao sul da Europa e Mar Mediterrâneo.

11- Descreva o Vale do Rift localizado no leste da África:
O Rift Valley é uma depressão alongada que forma um vale de norte a Sul (desde a Etiópia até Moçambique).
   
12- Descreva como se apresenta a população do continente africano: 
Que a África possui diversas etnias, comunidades humanas com línguas, costumes, enfim com culturas típicas.
  
13-  O que explica o continente africano ser o mais assolado pela miséria, por doenças e pela fome, apesar de ter em seu território muitas riquezas naturais?
O passado de exploração pelos países ricos da Europa e os conflitos étnicos, que resultam em guerras civis, sentenciam sua subordinação aos países desenvolvidos, seus antigos colonizadores.

14- No dia 14  de outubro de 2017, dois caminhões bombas deixaram cerca de 276 mortos na Somália, um dos países africano que sofre com um acirrado conflito étnico, religioso e cultural. As principais causas destes conflitos são?
As atuais fronteiras foram traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.



15- Em relação a hidrografia do continente africano descreva:
a) Bacia do rio Nilo:
Rio mais importante para o continente pois consegue atravessar todo o deserto do Saara no sentido Sul/Norte sem  secar, suas aguas foram essenciais par o desenvolmento de uma importante e antiga civilização no Antigo Egito.
b) Bacia do rio do Congo:
Situado na área mais úmida do continente onde predomina uma floresta tropical quente e úmida como a floresta Amazônica, muito utilizada para a produção de energia por causa do relevo acidentado.

16- Relacione as principais características das Áfricas:
      a) Islâmica:
       Esta localizada no norte do continente e é também conhecida como África branca, sua população é de origem islâmica assim como sua língua e religião.
                 
       b) Subsaariana:
       Localizada abaixo do deserto do Saara e é também conhecida como a África negra, sua população, língua e religião é bastante diversificada. É nesta região onde se apresentam as maiores mazelas sociais sofridas pela população.

17- Por causa de sua grande extensão territorial, a África apresenta uma diversificada variedade climática. Relacione e descreva os tipos de clima deste continente:
Equatorial, tropical, semiárido, desértico, mediterrâneo e frio de montanha.

18- Qual país africano apresenta o melhor desenvolvimento industrial? O que é produzido neste país?
África do Sul. O parque industrial é diversificado, nele destaca-se a indústria química, petroquímica, alimentícia, equipamentos de transporte, siderúrgica, máquinas, equipamentos agrícolas e metalúrgica.

19- Como se caracteriza a agricultura da África Subsaariana?
A agricultura praticada é a monocultura também conhecida como Plantation,  onde se cultiva apenas um tipo de alimento. Essa produção é voltada para o mercado externo. Também se produz a policultura, ou seja, vários produtos no mesmo espaço voltada para a alimentação familiar.

20- Descreva sobre movimento de segregação chamado Apartheid:
Foi um movimento segregacionista que aconteceu na África do Sul onde os negros eram privados de dividir espaço com os brancos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário